Abalux - Destaques - Vida Útil e Vida Mediana - Entenda a Diferença

 

Muitas pessoas se surpreendem com a variedade de marcas e modelos que encontram no mercado ao buscarem por produtos de iluminação. Isso acaba gerando algumas dúvidas, principalmente no quesito qualidade.

Para se precaver, ajuda muito pesquisar na internet quais produtos são de empresas nacionais, que possuem fábrica própria, quantos anos cada uma delas têm de mercado e o que outros clientes têm a dizer sobre elas nas mídias sociais.

abalux - vida útil e vida mediana - entenda a diferença

Depois disso, os clientes se deparam com uma segunda etapa que, infelizmente, pode se mostrar ainda mais confusa. São centenas de variações de modelos para cada fabricante, com termos que a maioria das pessoas não conhecem como IRC, fluxo luminoso, IP, temperatura de cor, vida útil, vida mediana, entre outros.

Pensando nessas dificuldades e para tentar tornar o universo da iluminação mais acessível a todos, frequentemente elucidamos alguns aspectos e, nesse post, falaremos sobre um assunto que gera muitas dúvidas: vida útil e vida mediana.

Abalux - vida útil e vida mediana - entenda a diferença

Mas os produtos têm vida?

Na iluminação existem dois termos relacionados a vida de um produto: vida útil e vida mediana.

Antigamente esse assunto era relativamente mais simples, pois o termo utilizado para as tecnologias convencionais normalmente é vida mediana. Com o surgimento da tecnologia LED, o termo vida útil também se tornou mais comum. E com isso, algumas dúvidas começaram a surgir, pois, algumas pessoas passaram a comparar os dois tipos de vida como se fossem a mesma coisa, mas não são.

 

Abalux - vida útil e vida mediana - entenda a diferençaVamos entender melhor a diferença entre elas

Vida útil: representa o número de horas que demora para a luminária atingir X% da quantidade de luz inicial devido à depreciação do fluxo luminoso (70% no caso da Abalux) que ocorre naturalmente em todos os tipos de sistema de iluminação.

Abalux - vida útil e vida mediana - entenda a diferença

 

Confira um exemplo com a luminária LEDC04 da Abalux, que possui:

Abalux - vida útil e vida mediana - entenda a diferença

  • Fluxo Luminoso: 3.850lm
  • Vida útil: 30.000h

Isso significa que a luminária depreciará seu fluxo luminoso gradativamente, atingindo 70% do fluxo inicial em 30.000h de uso*. Após esse período, não significa que a luminária deixará de funcionar, como esse processo é gradativo, após esse período, o produto poderá funcionar por muitos anos ainda.

 

*Na Abalux informamos a vida útil considerando um ambiente a 50°C, ou seja, se o ambiente tiver uma temperatura de 25°C o tempo de vida útil será maior. Fique sempre atento, pois, alguns fabricantes divulgam a vida útil considerando um ambiente com 25°C.

Vida mediana: é o intervalo de tempo, em horas, que em uma amostragem significativa, 50% das unidades queimaram.

Imagine que 100 lâmpadas convencionais foram submetidas a testes e que, após 10.000h, 50 delas queimaram. Isso significa que a vida mediana dessas lâmpadas será 10.000h.

 

Abalux - vida útil e vida mediana - entenda a diferença

 

Agora que sabemos a diferença entre as duas, concluímos que os dois conceitos não podem ser utilizados como se representassem a mesma coisa.

Além disso, ao comparar a vida útil dos produtos de diferentes fabricantes, é de fundamental importância analisar a temperatura do ambiente que foi considerada.

Abalux - vida útil e vida mediana - entenda a diferença

Qualidade garantida!

A Abalux possui uma estrutura completa, capaz de realizar rigorosos ensaios e testes que garantem a qualidade e o desempenho de nossas luminárias.

Um deles é o LM80, onde confrontamos o tempo de operação e de temperatura, assim, conseguindo estabelecer a vida útil dos produtos.

Catálogo Abalux

 

______________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – Iluminação Comercial Abalux

______________________________________________________________________________

 


——–

FIQUE POR DENTRO

Abalux - LED uma ajudinha para seu negócio

Abalux - Difusores Abalux - Linha Comercial LED

Abalux - Seta Up