Abalux - Como escolher a temperatura de cor ideal da sua luminária

 

Como escolher a temperatura de cor ideal para o ambiente?

Medida em Kelvin (K), a temperatura de cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim ao tom de cor que ela dá ao ambiente.

A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida por um corpo metálico negro até a temperatura especificada em Kelvin e a cor que estamos comparando. À medida que o corpo negro aquece, como na imagem ao lado, a coloração que ele adquire passa por uma sequência, que vai do vermelho ao azul. A sequência de cores é uma curva em um diagrama cromático.

A iluminação LED oferece diversas opções de temperaturas de cor e permite a escolha da mais adequada ao tipo de aplicação e ambiente. Entender bem o conceito de temperatura de cor, e conhecer os efeitos dela nas pessoas, auxilia na escolha de produtos adequados para a iluminação.

Esse conceito é muito associado também ao comportamento da luz do sol, visto que ao amanhecer, a luz do sol tem um tom mais avermelhado, mais quente e à medida que o dia vai passando, a sua luz vai ficando bem branca (mais fria); depois volta a ficar alaranjada no final do dia. Este comportamento do sol regula a vida e nos fornece o parâmetro de como devemos iluminar os diversos ambientes.

O organismo desenvolve naturalmente um ciclo que se encontra associado aos padrões de luminosidade e de escuridão do nosso ambiente. Este ciclo, denominado ciclo circadiano, afeta a saúde e o funcionamento do nosso corpo.

No decorrer do dia as nossas atividades aumentam e a luz do sol vai ficando mais fria, no final do dia, quando precisamos relaxar, a luz do sol aos poucos volta a ficar mais quente.

Temperatura de Cor - Abalux

Por isso, é importante utilizar temperaturas de cores corretas para os ambientes que estamos iluminando.

Ambientes de trabalho e de estudo onde a atividade é alta e é necessário atenção, o indicado é utilizar luminárias com temperaturas de cores mais frias, que despertam as pessoas e induzem a produtividade.

Já em ambientes residenciais, onde descansamos, como salas de estar e quartos, a dica é optar por modelos com luz mais quente, por volta dos 3000K, que proporcionam aconchego e conforto visual.

Preste atenção nesse conceito, pois a temperatura de cor mais adequada irá influenciar muito no seu dia a dia e das pessoas a sua volta, a Abalux disponibiliza essa informação em todos os seus modelos de luminárias no site, fichas técnicas e embalagens!

Temperatura de Cor - Abalux

 

produtos led abalux

 
 
Catálogo Abalux

 

______________________________________________________________________________

VEJA TAMBÉM – Vida Útil e Vida Mediana: Entenda a Diferença

______________________________________________________________________________

 


——–

FIQUE POR DENTRO

Abalux - Difusores Abalux - Linha Comercial LED

Abalux - Fique por dentro - Iluminação Comercial

Abalux - Iluminação Comercial - Seta Up