Você já conhece os conceitos básicos de luminotécnica?

 

Os conceitos básicos de luminotécnica tratam de características da luz, conhecendo-os bem fica mais fácil entender as informações técnicas importantes sobre os produtos. Para ajudar você a escolher e levar a luminária certa, abordamos aqui alguns dos principais termos que você encontrará no site e nas embalagens.

Uma das primeiras dúvidas que podem surgir na hora de comprar luminárias e lâmpadas LED, é sobre a temperatura de cor do modelo, medida em kelvin (K), ela indica a aparência ou tonalidade de cor da luz emitida pela luminária (não o calor físico), e quanto maior for a temperatura de cor mais branca é sua tonalidade. Ou seja, se você deseja uma iluminação mais amarelada, opte por modelos de 3000K, mas se está buscando uma temperatura mais branca, escolha os modelos de 5000K ou 6000K.

A potência, medida em Watts (W), informa a quantidade de energia que a luminária ou lâmpada LED irá consumir para gerar luz. É importante lembrar que ter mais potência não significa que a luminária irá proporcionar mais luz, para isso temos outra grandeza, o Fluxo Luminoso, expresso em lúmens (lm).

 

O Fluxo Luminoso trata da quantidade de luz emitida por um modelo, e é outra informação importante na hora de levar a tecnologia LED para sua casa. Neste caso, sim, quanto maior o número, mais luz a luminária ou lâmpada emite.

 

Para conhecer a eficácia do produto, utilizamos a Eficiência luminosa, que nada mais é do que a divisão do fluxo luminoso pela potência do modelo escolhido, ou seja, é a quantidade de lúmens (ou fluxo luminoso) que uma luminária ou lâmpada emite em cada watt que ela consome de energia (potência). Quanto maior o número mais eficaz é o produto.

A luz artificial deve possibilitar ao olho humano perceber as cores corretamente, convergindo para o mais próximo da luz natural do dia, porém nem toda fonte luminosa nos permite enxergar um objeto com as suas cores reais. A tecnologia LED possui um excelente Índice de Reprodução de Cor e por isso oferece uma ótima fidelidade de cores. O Índice de Reprodução de Cor (IRC) é a medida de correspondência entre a cor real de um objeto e sua aparência diante de uma fonte luminosa, quanto mais alto o índice
melhor é a reprodução das cores.